sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Uma estrela sul-mato-grossense nas telinhas

Uma história de amor pela profissão que surgiu inusitadamente, mas que mudou a vida de uma jovem em busca de seus sonhos. Anita Amizo, hoje com 28 anos é natural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, mas sua profissão não tem fronteiras. Atualmente na versão brasileira da novela Rebelde, Anita mostra competência e dedicação com a professora de educação física, Bruna.

Anita, como surgiu a vontade de fazer do teatro sua profissão?

O teatro surgiu em minha vida de forma inspiradora e mágica. Quando era criança, sempre fui uma menina muito solitária e confabulava histórias na minha cabeça, inventava personagens, e determinava um destino para eles. A primeira vez em que fui a um teatro, achei péssimo, não entendia direito o porquê da existência daquela profissão, mas ao mesmo tempo me fascinava o abrir e fechar das cortinas e aquilo de certa forma me deixava curiosa.
Quando me inscrevi na ESCOLA DE ARTES LARANJEIRAS (CAL\RJ) e decidi "jogar-me” para ver o que era realmente aquela palavra "teatro", me apaixonei...Quando pisei num palco e me coloquei de forma artística no lugar de uma outra pessoa, no caso um personagem, descobri que o ser humano tem um potencial muito grande, e que o teatro é uma descoberta da alma, uma descoberta infinita de sentimentos que se escondem por trás da nossa personalidade fazendo da mesma uma das profissões mais lindas que existem no mundo: A arte de atuar.
 
Quais as principais dificuldades encontradas no meio do caminho?

A violência contra o ator. Essa violência implica na injustiça que o ator é obrigado ou não a enfrentar. É difícil você ter potencial e mostrar seu talento num teste, mas perder seu lugar para outro ator, que na verdade, nem tem formação ou simplesmente porque é filho ou conhecido de um diretor e passa a ter lugar nesse mercado que está cada vez mais poluído e banalizado. Hoje em dia, quando lemos uma revista, o que vemos é assustador: Todos são atores! Todos querem ser atores! Como assim??? É  a profissão da moda, mas infelizmente nem todos sabem a profundidade do que isso significa. É uma pena.

Você já teve que fazer algo pela profissão, que fugia da sua linha de conceitos, princípios ou rotina?


Não. Sempre resolvi perder lugar numa peça ou na televisão do que perder meu próprio caráter.

Como deve ser a preparação para alguém que queira seguir carreira?

A pessoa que quer ser ator tem que ter uma estrutura psicológica muito forte para suportar com muita calma e paciência os obstáculos do caminho.

Dos trabalhos que já realizou, qual foi o mais emocionante e gratificante?

TEMPO E OS CONWAYS-UMA PEÇA REALISTA DE JOHN B. PRISTLEY. Eu fazia a senhora Conway, a protagonista da peça. Uma mulher que enfrentou a falência logo após a segunda guerra mundial, com seis filhos para criar. Uma peça difícil, mas que não esquecerei nunca, pois foi naquele momento em que descobri meu talento, foi onde me entreguei realmente. O artista é um ser que se casa com sua própria solidão, e você só descobre que é artista quando passa a crer nisso.

Como fica a família e amigos, tendo você que ir trabalhar fora de sua cidade?

Não gravo todas as semanas. Quando não gravo vou para Campo Grande, mato a saudade do meu namorado e dos meus familiares.

Existe alguma experiência que você queira compartilhar com a galera do Mente Aberta News?

 
Dizem que os bons atores são antes de tudo, boas pessoas. É impossível você viver a vida de um personagem se você não tem bondade dentro do seu coração. Como eu poderia viver uma personagem que ama os animais, sendo que eu como pessoa, não carrego comigo essa sensibilidade? A experiência maior de toda a minha vida é que nessa minha jornada como atriz, descobri que o amor é a base para a criação de qualquer personagem. Por isso, temos que amar todos os dias, todas as coisas desse mundo, até mesmo quem quer nosso próprio mal. Deixe o ódio para os palcos, deixe a inveja para os palcos, deixe a tristeza e o drama para os palcos, mas deixe o amor para a vida. Essa é a minha maior experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores