quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dias inesquecíveis



Palestra com Caco Barcellos e José Hamilton Ribeiro. O difícil foi conter a eufórica plateia.

Não daria para passar em branco um dos maiores encontros de jornalismo que tive a honra de participar. Foi fantástico!

O cenário: Rio de Janeiro.

O local: PUC.

Os palestrantes: os melhores do mundo!


 8º Congresso Global de Jornalismo Investigativo. O segundo que participo. Antes como estudante, agora, como profissional.
                                                               
Roberto Cabrini. Grandes histórias e várias vivências.


Sabe, estes encontros sempre me trouxeram mais que conhecimentos técnicos. Tá mais para respirar o mesmo ar que profissionais notórios e questionadores. Amantes incansáveis da informação. Eles tem sede de vivência e isso inspira!






Grande mestre Caco Barcellos.
Lá, falamos sobre as técnicas para a produção de reportagens jornalísticas, métodos de obtenção de informação, métodos legais de investigação. Tudo isso fica na caderneta, entra nas reportagens de divulgação, complementa esse texto que redijo e torna mais informativa e completa cada reportagem que produzo nos cinco, seis ou sete dias da semana.



Mas, o que mais trago desta experiência são as
palavras de incentivo e vocação daqueles que admiro pelo trabalho que prestam a sociedade. O que trago para a minha vida é a vontade de fazer do meu trabalho um caminho de luz aos que precisam de voz e de alguém que os ouça.
Linda Ligia Sabka. Editora e Apresentadora da TV Morena, afiliada da Globo em MS.




Transfiro aquela inquietude dos jornalistas investigativos para a minha realidade, nas horas que tenho para tornar a informação mais clara e precisa a quem mais interessa.








Bom, mas é claro que não dava para deixar a "Ellen Tiete" em casa em um evento onde muitas das minhas referências estavam reunidas.


Apresentadora da TV Globo, Mariana Gross. Ela eu encontrei na padaria, próximo ao congresso.





Jornalista Roberto Cabrini e Marcelo Moreira, presidente da ABRAJI

Colegas jornalistas. Dois deles eu conhecia pela telinha. Me apaixonei ainda mais.

José Hamilton Ribeiro. Simplesmente O CARA do jornalismo brasileiro
Glenn Greenvald. O cara que abriu as informações sobre as espionagens norte-americanas no Brasil.





























































Agora, não posso deixar de agradecer a empresa em que trabalho. O Sistema de Comunicação Terceira Via apoia as iniciativas de participação em eventos como este. Incentivos que mostram a credibilidade de uma empresa que preza pela qualidade e por profissionais atualizados. Obrigada Terceira Via, obrigada pelo apoio e por ser uma segunda família a esta jovem jornalista sul-mato-grossense.




Um comentário:

  1. Que dezz amigaa....que bom que pode participar deste congresso e conhecer figuras excepcionais do jornalismo!! Feliizz por vc..rsrs

    ResponderExcluir

Seguidores